Obs: Esta matéria está em andamento! Só a outra está fechada!
Telejornais universitários na rede
Faculdades de Comunicação investem em novas mídias eletrônicas
Por Kamylle Alves
As faculdades de Comunicação Social do país, seguindo a tendência das novas tecnologias da comunicação, investem no equipamento de laboratórios que permitem a produção dos telejornais online pelos estudantes de jornalismo. Ao entrar na faculdade, os alunos podem integrar a teoria com a prática, além de adquirir experiência de produção e reflexão crítica sobre o jornalismo na web.
Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Laboratório de Televisão e Vídeo foi inaugurado em 1994, com o objetivo de auxiliar os alunos do curso de Comunicação Social na prática do jornalismo televisivo. A partir de 2001, entrou no ar a TV UERJ Online, a primeira TV universitária online do Brasil. O projeto pioneiro foi ganhador, no ano seguinte do prêmio Luis Beltrão, o mais importante da comunicação.
A estudante ........(FALTA ALGUÉM AQUI). (falar de como é o trab e falar os programas atuais). Inclusive, no ano passado, a TV Uerj chegou a ser premiada com uma menção honrosa no Top Comm Award 2007 por ser a única indicada formada por estudantes universitários.
Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), O TJUFRJ,o telejornal online da Escola de Comunicação da UFRJ, foi criado em 2001 na Escola de Comunicação por um grupo de alunos interessados em experimentar as novas tecnologias. Através do site é possível acessar reportagens em vídeo sobre os principais acontecimentos da faculdade, de realizar transmissões ao vivo de palestras, aulas e debates.
Segundo a editora e chefe de reportagem do TJ, Juliana Teixeira, “a proposta é promover a utilização de discursos e narrativas midiáticas mais críticas e criativas na distribuição e na multiplicação de conhecimentos relativos à produção acadêmica e à divulgação de eventos realizados pela Escola de Comunicação da UFRJ. Além disso, busca investigar os efeitos das novas tecnologias na produção das notícias, principalmente as audiovisuais”.
Ela conta ainda que “na produção do Telejornal online, o aluno tem a oportunidade de experimentar, de oito a doze horas semanais, as funções de pauteiros, produtores, repórteres, cinegrafistas, editores de texto e imagem, e redatores”. Outra iniciativa implantada pelo TJUFRJ são as reuniões virtuais realizadas todas as quartas-feiras pelos editores de conteúdo para a atualização da homepage do site. O projeto conta, ainda, com um grupo de e-mails, através do qual a coordenadora do projeto, os alunos e os bolsitas trocam mensagens com informações, dúvidas e sugestões para o aprimoramento do site e do laboratório.
VÍDEOS:
TELEJORNAL UERJ ONLINE
TJUFRJ
Outras TVs Online:
TeleJornal Online - Universidade ANHEMBI MORUMBI
Nenhum comentário:
Postar um comentário