quarta-feira, 28 de maio de 2008

Publicado na década de 1930, Admirável Mundo Novo do escritor inglês Aldous Huxley além de visionário é também um livro muito intrigante, para não dizer provocador.
Se hoje nos incomodamos com a sociedade que se comporta de forma individualista, programada e que distorce certos valores, vai intrigar-se ao ler essa obra que já na década de 30 toca em assuntos como felicidade através de pílulas, ausência de liberdade, reprodução da espécie em laboratórios, classificação dos seres em castas, consumo desenfreado, tudo isso se constituindo como padrões de comportamentos humanos.
Mais de setenta anos se passaram e reconhecemos nessa brilhante obra valores e comportamentos que deixaram de ser ficcionais e que passaram a fazer parte de um mundo real, concreto.
Admirável Mundo Novo pode ser considerado uma obra-denúncia do processo de desumanização que passa o ser humano. E nos leva a pensar se é exatamente isso que queremos para a sociedade contemporânea e até onde essa desumanização irá nos levar.

Nenhum comentário: